Olá a todos,
Hoje trazemos mais uma aula rápida e simples, é mais para completar a aula anterior onde falamos dos meses do ano em changana.
Aprenda a pronunciar os dias da semana em Changana
- Domingo – Sonto
- Segunda-feira – Musumbunuku
- Terça-feira – Ravumbirhi
- Quarta-feira – Ravurharhu
- Quinta-feira – Ravumune
- Sexta-feira – Ravunthlanu
- Sábado – Muqivela
Até logo!
Desejo muito aprender falar este dialeto, porem acho dificil a pronuncia, como posso aprende?
Estou ke preparando para uma viagem a mocambigue e gostaria de
Hi Citshwa:
Muvhulo – Seg.feira
Wawumbiri – Terca feira
Wawunharu – Quarta feira
Wawumuni – Quinta feira
Wawunthlanu – Quinta feira
Mudhluvela – Sabado
Sonto – Domingo
Caro Matope Jose, esta de parabens pela iniciativa.
De facto devemos valorizar as nossas linguas e isso eh direito constitucional.
Quanto a observacao do Lirio, creio que ele esteja a usar uma variante de Xichangana.
Meus intimos parabens no trabalho feito,as pessoas vao entender k o mun do e maior e as linguas maternas e que devemo raloriza-las
Caro Matope Jose
Director Geral do MMO
Quero, em primeiro lugar parabeniza-lo a si e a sua equipa pela excelente iniciativa e sobretudo pelo trabalho de grande qualidade que tem estado a proporcionar-nos a nos os seguidores do MMO, A pagina esta a crescer e a melhorar o seu performance dia apos dia, o que a mim me enche de alegria e orgulho porque afinal eh um produto de mocambique, feito por mocambicanos. Um pequeno reparo: acho que as aula de changana devem ser melhoradas em alguns aspectos. Uma consulta a pessoas que dominam melhor a lingua entendo que pode ajudar a esclarecer alguns equivocos. Por exemplo eu tenho outras designacoes em changana para dias de semana. Embora nao seja anormal ter nomes diferentes para o mesmo objecto, vale a pena confirmer se estamos a falar a mesma lingua.
1. Domningo Sonto
2. Segunda-feira Muvulu
3. Terca-feira Wazibhile
4. Quarta-feira Wazitato
5. Quinta-feira Wazine
6. Sexta-feira Wazilhanu
7. Sabado Mudlhuvela
Uma vez mais, Parabens Exelentissimo Senhor Director e sua equipe.
Aurelio
Grande contribuição amigo. Vai ser uma mais valia para os leitores, vou fazer uma pesquisa e actualizar o artigo!