Fala-se muito da medicina tradicional, sobretudo para nós africanos. Moçambique não foge à regra, existem ervas que curam um pouco de tudo! Isso é verdade.
É verdade também que existem aqueles que se aproveitam da boa fé dos moçambicanos e os ludibria, o que é muito feio. São os conhecidos charlatães! Mas que a verdade seja dita: A medicina e os medicamentos tradicionais em moçambique funcionam. Quem nunca usou nenhuma dessas coisas abaixo?.
Eu particularmente não tenho o costume de fazer uso desses produtos que andam a venda por aí nos dumbanengues. Mas há uma coisa que eu gostaria de abordar…
Frascos, potes e panelas de barro. A maior parte dos moçambicanos já precisou de usar um medicamento tradicional para aliviar alguma dor. Não é?
A principal matéria-prima destes fármacos são raízes, folhas e caules de plantas (tudo para não dizer que a matéria prima é a árvore rsss).
A verdade é que a medicina convencional hoje está muito avançada que é um pouco difícil continuar cheirando rapé quando posso usar vix.
Além disso, as igrejas estrangeiras que não percebem nada da nossa cultura, confundem remédios tradicionais com curandeirismo. Eles dizem que as raízes são do diabo – Mas que eu me lembre foi Deus que criou as árvores. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
Quem sabe um dia agente conversa melhor sobre isso…
Agora venhamos e convenhamos que o papo e as promessas que esses senhores fazem é puro charlatanismo.