Tomaz Augusto Salomão (16 de outubro de 1954, Inharrime) é um economista moçambicano, que trabalhou como terceiro secretário executivo da SADC de 2005 a 2013. Ele obteve o seu doutorado na Universidade John Hopkins, em Baltimore, Maryland, Estados Unidos.
Início de vida e carreira
Nasceu a 16 de Outubro de 1954, no distrito de Inharrime, na província meridional de Inhambane. Seu pai João Salomão Cumbana trabalhou como enfermeiro, contabilista e professor. Sua mãe foi enfermeira e doméstica.
Tendo feito o ensino primário, na Escola Carneiro Araújo, em Inhambane, entre 1960 e 1965, seguiu depois a formação técnico-profissional, tendo concluído o nível básico na Escola Industrial e Comercial de Inhambane, em 1969, e a nível médio no Instituto Comercial de Maputo, em 1972. É Economista fez o Bacharelato em 1977, a Licenciatura em 1988 e o Mestrado em 1992.
Ainda antes de terminar os estudos, trabalhou no Gabinete de Estudos na Caixa Económica Montepio, de 1973 a 1974, e foi membro do Conselho de Administração do Montepio de Moçambique até 1976.
Seu principal cargo foi o de Secretário Executivo da SADC, que exerceu por dois mandatos – de 2005 a 2013.
Economista de profissão, Salomão, 51, fez significativas contribuições para o desenvolvimento do seu país e da região, desempenhando cargos nacionais seniores por 22 anos.
Ele foi mais recentemente o Ministro dos Transportes e Comunicações, de 2000-04, e também assumiu cargos internacionais como de presidente do comité de ministros da União Africana encarregue no desenvolvimento das TICs, em 2003-04, e presidente do Comité dos Transportes e Comunicações da SADC (SATCC), em 2000-02.
Ele foi Ministro do Plano e Finanças em 1994-99, durante o período da reconstrução em Moçambique, após o acordo de paz.
Durante o mesmo período, serviu como governador por Moçambique junto do Banco Africano de Desenvolvimento, Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial.
A sua carreira no governo iniciou como Secretário de Estado para a Defesa Nacional, em 1983-89. A partir deste posto foi escalando degraus, tornando-se Vice-Ministro do Plano e finanças, em 1990-94.
Antes da sua nomeação para a SADC, Salomão era deputado da Assembleia Nacional (Membro do Parlamento) em Moçambique, após as eleições de Dezembro passado. Na sua candidatura para o posto, Salomão comprometeu-se a “continuar a implementação dos vectores angulares das nossas organizações, nomeadamente o Plano Indicativo Estratégico de Desenvolvimento Regional (RISDP), o Plano Indicativo Estratégico para o Órgão sobre Cooperação em Políticas, Defesa e Segurança, e outro s instrumentos chave, no quadro da Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) ”.
Durante o seu mandato como ministro dos transportes, Salomão liderou a bem sucedida reestruturação dos portos e caminhos-de-ferro, contribuiu para a modernização da infraestrutura, incluindo os portos, e liderou o bem-sucedido programa de reforma das telecomunicações, dirigido à modernização e competitividade.
Outros feitos incluem o reforço da capacidade técnica do órgão nacional regulador das telecomunicações, aprovação de uma nova política e lei de telecomunicações, e o licenciamento de uma nova operadora de telefonia móvel, facto que reforçou o ambiente competitivo bem como melhorar a qualidade dos serviços prestados.
Salomão recebeu a sua formação académica em Moçambique, tornando-se contabilista certificado em1972. Ele obteve o grau de Bacharel em Economia em 1976, e em 1990 alcançou o seu Mestrado em Economia pela Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, onde também leccionou economia.
Ele é doutorado em economia na Universidade John Hopkins, nos EUA.
Tomaz Augusto Salomão é Professor Assistente da Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane.
É membro do partido Frelimo, de que é membro Comité Central.
Casado e pai de dois filhos, é falante de Bitonga, Citswa, Chopi, Português e Inglês. Nos tempos livres gosta de praticar natação, jogar futebol, escutar música e ler.
Dr Salomão o melhor da minha Época gostaria que passasse minimamente dos seus caminhos obrigado pela sua Sabias pensamentos Te esperamos como pai deste País (Presidente de Moz)
Um percurso na vida bastante invejável. Bem haja Dr. Leonardo Simão. Sucessos!
Olhe a frente de cabeça erguida.
Admiro os seus feitos Doutor T. Salomäo.
Bem haja!
Simplesmente extraordinário. Seja abençoado Doutor.
Um percurso na vida bastante invejável. Bem haja Dr. Tomaz Salomão.
Um percurso na vida bastante invejável. Bem haja Dr. Leonardo Simão. Sucessos!